Como Localizar a Fase na Instalação Elétrica

Nesse vídeo, o professor explica os métodos de achar o condutor fase na instalação, ele começa explicando sobre a chave teste. Um equipamento muito usado por eletricistas para ver se existe tensão em um condutor ou não. A sua forma de utilização é muito prática basta colocar a ponteira no condutor, ou nas conexões de disjuntores ou outros equipamentos e um dedo na parte superior da chave. Se a lâmpada interna da chave acender é porque existe tensão naquele condutor, e se caso a lâmpada não acender, é porque não existe tensão, o que ocasionaria de ser o caso do condutor neutro ou terra.

Outro equipamento apresentado no vídeo, é a chave detectora de tensão indutiva. Essa chave é pouco utilizada no mercado, porém está ganhando cada vez mais espaço por ser mais fácil de usar, basta apertar o botão de ligar  aproximar a chave perto do condutor, não precisa nem encostar, que é o caso da chave teste. Dependendo do modelo da chave detectora, ela produz um som se haver tensão ou em outros modelos, ele apenas acende uma lâmpada. Porém, o problema dessa chave é que ela pega a tensão de outros cabos próximos, por isso, o condutor que for testado deve ser separado de outros condutores para que não haja a interferência dos outros condutores e o profissional que estiver mexendo não se confundir e trocar os cabos que existe tensão ou não.

Por último, o professor Jair demonstra como achar o condutor fase na instalação com um alicate amperímetro. Como já sabemos, o alicate amperímetro pode ser usado para achar corrente, tensão e alguns casos a resistência, porém o que muita gente não sabe é que podemos achar qual o condutor que carrega tensão pelo alicate e não só saber se naquele circuito existe tensão ou não.

Para achar qual o condutor que contêm a tensão, o alicate amperímetro deve estar em sua escala de tensão alternada, logo após colocada nessa escala, o profissional eletricista deve segurar uma das ponteiras nas mão (em alguns modelos, não precisa encostar na mão), não importa se é a ponteira vermelha ou preta. Com uma das ponteiras nas mãos, a outra ponteira deve ser encostada nos condutores que se queremos procurar a fase. Se o medidor do alicate não acusar tensão, é porque não é o condutor fase, já se o condutor apresentar a tensão da sua rede na medição, ele é o condutor fase, que contém a tensão.

Veja o vídeo completo em:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

www.000webhost.com