Qual a diferença entre o Transformador para o Autotransformador

Saber diferenciar um transformador de um autotransformador pode ser muito difícil se for visto apenas pela sua carcaça, pois muitas vezes seus exteriores são muito parecidos.

Como externamente os dois equipamentos são praticamente iguais, basta analisá-los internamente. A grande diferença que notamos quando olhamos entre o transformador e o transformador é que o transformador possui duas bobinas enquanto o autotransformador só possui uma. Mesmo essa diferença de quantidade de bobinas entre os dois, seus princípios de funcionamento são os mesmos, que são o de aumentador e diminuidor de tensão elétrica.

  • Como funciona um transformador:

     O transformador, como visto anteriormente, possui duas bobinas que são separadas eletricamente e um núcleo. A bobina de entrada chamada de primário e a bobina de saída chamada de secundário. O transformador é um aumentador ou diminuidor de tensão dependendo da diferença de espiras entre o primário e o secundário. Caso o primário tenha mais espiras do que o secundário, ele é um transformador abaixador, caso o secundário tenha mais espiras que o primário, ele é um transformador aumentador.

Seu princípio de funcionamento é muito simples, se uma corrente alternada passa pelo enrolamento primário, ela gera um campo magnético variável que quando passa pelo enrolamento secundário, gera uma tensão elétrica.

O autotransformador possui apenas uma bobina e assim os fios de entrada e de saída tem contato elétrico e ele é um abaixador ou aumentador dependendo de onde o fio de saída está posicionado fisicamente no interior da sua única bobina.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

www.000webhost.com